Digite seu nome e número de telefone para que possamos entrar em contato com você.

Preencha os dados do formulário abaixo para entrar em contato via e-mail com a Sete Estrelas

Preencha os campos abaixo para fazer seu login e ter acesso aos conteúdos restritos do site.

Lembrar senha.


 
 
CARACTERÍSTICAS AVALIADAS E APRESENTADAS NA FORMA DE DEPs.
 
 
DEP- Diferença Esperada na Progênie
Estimada com base nas informações do próprio indivíduo e/ou de seus parentes, a DEP é a diferença esperada na média das performances das progênies futuras de um determinado touro em relação à média das diferenças esperadas das progênies futuras de todos os touros que participaram da mesma avaliação.  
 
PM- Peso à fase materna – efeito materno
É a diferença esperada na média das performances das progênies futuras das filhas de um determinado touro, em relação à média das performances das progênies futuras das filhas de todas as outras doadoras que participaram da avaliação, essa DEP é expressa em Kg. Característica medida aos 120 dias

 TMM– Total materno à fase materna
É a diferença esperada na progênie considera a produção de leite da mãe e o potencial de crescimento do bezerro levando em conta o peso aos 120 dias. Característica medida em Kg
 
PD – Peso ao Desmame- Efeito direto
É expressa em Kg, indica o desempenho médio da performance dos filhos de uma determinada doadora em relação a média das progênies de outras doadoras nesta característica, que é medida aos 240 dias de vida dos bezerros.
 
TMD- Total Materno à desmama
É a diferença esperada na média das performances das progênies futuras das filhas de uma doadora, em relação à média das performances das progênies futuras das filhas de todas outras doadoras que participaram da avaliação.
 
Cabe ser ressaltado que em relação à cria (progênie) o efeito materno é estritamente efeito de meio ambiente.
As diferenças genéticas que existem entre fêmeas, quanto a proporcionarem melhor ou pior meio para o desenvolvimento de suas crias, são que constituem o efeito materno. O Total Materno é o resultado da soma da ½ DEP direta + toda a DEP materna da característica.
 
Podemos traduzir essa característica, considerando a produção de leite, mais o potencial de crescimento do bezerro considerando seu peso aos 240 dias de vida, mostrando a qualidade do bezerro para melhor desempenho.
 
PS – Peso ao Sobreano- Efeito direto
É expressa em Kg, indica o desempenho médio da performance aos 420 dias , dos filhos de uma determinada doadora em relação a média das progênies de outras doadoras nesta característica.
 
GPD- Ganho de peso pós desmama
É o efeito direto do animal no ganho em peso nesta característica (g/dia).
 
IPP e I2P- Intervalo entre o primeiro e segundo parto e intervalo entre os demais partos.
É o que se espera no desempenho das filhas de uma determinada doadora. É expresso em dias, portanto, quanto mais negativo, melhor, pois menor é o intervalo entre partos.
 
OUTRAS SIGLAS UTILIADAS NO SUMÁRIO:

Percentil (TOP)
Indica qual a posição do animal para determinada DEP ou índice, relativo ao total de animais avaliados. Por Exemplo, se um animal tem percentil igual a 2% para DEP peso ao sobreano significa que, para a DEP de peso ao sobreano, ele está entre os 2% melhores animais do TOTAL de animais avaliados. O percentil varia de 0,1 a 99%. Ou seja quanto mais próximo do 0,1% (melhor em mil dos animais avaliados) melhor é a avaliação do animal.

Índice de Qualificação Genética (IQG)
É um índice que tem por objetivo agregar a contribuição genética de um animal nas DEPs, que é estimado ponderando as DEPs da seguinte maneira:
 
  
IQG= 10% PM + 15% PD + 20% TMD + 15% PS +15% GPD + 15% IPP + 5% I2P + 5% PES.
 
 

Linhagem referência do Nelore brasileiro: filho da Grande Campeã Nacional Riyaza MJ,com o 1646, e irmão completo de muitas doadoras da seleção Sete Estrelas.

Touro expressivo racialmente, muito bem caracterizado, de carcaça com ótima definição muscular, pesada e longilínea, paleta forte e costelas de excelente arqueamento.

Sua progênie mantém o alto padrão de qualidade racial dos indivíduos dessa família.

Um dos campeões de venda de sêmen do ano 2009 dos touros Sete Estrelas, pela Alta Genetics.

Indicação para projetos de pecuária seletiva em linhagens: Visual, Ludy e IZ.


VOLTAR
Início - Notícias - Produtos - Programas - Touros - Doadoras - Eventos - Fale Conosco
Sete Estrelas Embriões 2018 - Todos os direitos reservados dothCom Consultoria Digital